Questões da OAB - 1ª Fase OAB

Progresso nas Disciplinas Questões da OAB

74 Questões OAB

Página 1 de 8


Mariângela, advogada trabalhista, foi intimada pelo juízo da Vara do Trabalho de sua cidade para comparecer à audiência una, designada para 16h15 de determinado dia. Por estar amamentando sua filha Manuela, recém-nascida, Mariângela protocolou petição nos autos do respectivo processo, requerendo preferência na ordem das audiências, mediante comprovação da sua condição. O juiz, contudo, indeferiu o pedido, com o argumento de que a causa é copatrocinada por uma segunda advogada, conforme procuração constante dos autos, a qual poderia participar do ato. A respeito da hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.



Monique, advogada regularmente inscrita nos quadros da OAB, é investigada em inquérito policial por supostos crimes praticados por motivo ligado ao exercício da advocacia, tendo sido presa em flagrante, por crime da mesma espécie, em seu escritório, enquanto atendia a uma de suas clientes. Considerando as disposições do Estatuto da Advocacia, é correto afirmar que



Bruno, advogado, compareceu à audiência de conciliação acompanhado de seu cliente Carlos, tendo-lhe sido conferidos poderes para transacionar em juízo ou fora dele. Na audiência, foi oferecida proposta de acordo pela parte adversa, que não foi aceita por Bruno, visto que conflitava flagrantemente com os interesses de seu cliente. Contrariado, o magistrado cassou a palavra de Bruno, determinando que não se manifestasse mais durante a audiência, visto que a opção de aceitar ou não o acordo seria de decisão única de Carlos, sem possibilidade de influência de seu patrono. Nesse contexto, de acordo com o Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assinale a afirmativa correta.



Durante audiência de instrução e julgamento da qual participou na qualidade de advogado, Robson foi comprovadamente ofendido por palavras desferidas pelo juiz que presidia o ato. Abalado em razão desse fato, Robson decide buscar as informações necessárias para obter desagravo público perante o Conselho Seccional competente da OAB.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 



Alice Santos, advogada, está sendo investigada criminalmente por ter, supostamente, cometido fraude contra o sistema previdenciário, em conjunto com Robson Lima, seu cliente, e Leonardo Melo, seu ex-cliente. O órgão competente do Ministério Público consulta a Dra. Alice Santos sobre seu interesse em efetuar colaboração premiada.

Com base na legislação aplicável, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o que ela concluiu.



Maria, advogada regularmente inscrita na OAB, encontra-se gestante. Em razão de sua condição, Maria tem direitos específicos previstos no Estatuto da Advocacia e da OAB.

Assinale a opção que apresenta, corretamente um desses direitos.



A medida cautelar de busca e apreensão a ser cumprida no escritório do advogado José foi regularmente deferida, por Juízo competente. Considerou o magistrado que havia nos autos indícios de autoria e materialidade da prática de crime por José, juntamente com um cliente seu, de nome Oswaldo. Quanto à situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta. 



O advogado Bruno, indiciado em investigação criminal, teve medida de busca e apreensão deferida em seu desfavor, a ser efetivada em seu escritório profissional. Durante o cumprimento da diligência, o representante da OAB exigiu que não fossem violados os documentos relativos a clientes de Bruno que não estavam sendo investigados como coautores ou partícipes, porém, a autoridade policial disse que diante do volume de documentos e do adiantado da hora, todo o arquivo do advogado seria aprendido para posterior análise. Diante da situação, marque corretamente de acordo com o estatuto da advocacia e da OAB.



A Câmara Municipal de Piranhas/AL discute o texto de um projeto de lei que visa a estender o horário do comércio local, tendo em vista o aumento da circulação de turistas. Um grupo de parlamentares se fez acompanhar de renomado advogado constitucionalista, exímio conhecedor da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o processo legislativo. Ocorre que, por divergências políticas, o Presidente da Casa proibiu a presença do advogado sob o argumento de que geraria tumulto ao bom andamento dos trabalhos e, baseado na prerrogativa de exercer o poder de polícia, determinou a retirada do advogado da reunião. Com base no estatuto da advocacia e da OAB, assinale a resposta correta.



A polícia federal celebrou acordo de colaboração premiada com investigado cujo conteúdo indicou o advogado Frederico como integrante de organização criminosa especializada em lavagem de capitais. Com o objetivo de obter provas, a Autoridade Policial, representou pela quebra da inviolabilidade do local de trabalho de Frederico, o que foi deferido pelo Juízo competente, fundamentando exclusivamente nas declarações do colaborador. Durante o cumprimento da diligência, foram encontrados elementos com potencial incriminador contra Maurício e Eduardo, clientes de Frederico que estavam sendo investigados como possíveis coautores dos crimes. Sobre o tema, o estatuto da Advocacia e da OAB, alterado pela lei 14.365/22 dispõe: