Direito Civil

Método de Resolução Questões da OAB

335 Questões de Direito Civil

Página 7 de 34


Jane sempre sonhou em ter uma casa com piscina e, durante a construção da sua casa, contratou Arnaldo para realizar a construção da piscina na sua obra. No contrato de empreitada, Arnaldo era responsável, além da construção da piscina, pelo fornecimento de materiais. 

Depois de seis meses da assinatura do contrato, tanto a obra da piscina foi finalizada por Arnaldo, assim como foi finalizada a obra da casa por Jane. 

Ocorre que após um ano da finalização de toda a obra da casa, Jane verificou que havia alguns defeitos na obra em decorrência da não impermeabilização da área da piscina, o que estava causando danos no seu imóvel. 

Ao consultar o contrato, verificou que não havia nada previsto em relação a garantia, o que deixou Jane sem saber o que fazer em relação ao caso. 

Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta: 

 



Tânia firmou contrato de locação imobiliária comercial com Eraldo, proprietário do imóvel, pelo prazo de 36 meses. O contrato possuía cláusula de vigência e se encontrava registrado na matrícula do imóvel, a fim de assegurar o cumprimento da locação.

Ocorre que Eraldo resolveu vender o imóvel para Fernando que, insatisfeito por ter que esperar o fim do contrato de locação terminar, cedeu seus direitos sobre o imóvel para Cássio. Cássio, por sua vez tem vários credores que podem requerer o imóvel para o pagamento de suas dívidas.

Chegando próximo a data de vencimento do aluguel, Tânia ficou na dúvida para quem pagar. Sendo assim, ela buscou você como advogado para buscar a solução jurídica cabível ao caso. 

 



Ronildo é proprietário de uma unidade imobiliária térrea em um condomínio edilício residencial. Considerando que a localização do edifício é em uma das melhores regiões para comércio de sua cidade, Ronildo pensa em transformar sua unidade em uma padaria com uma conveniência, a fim de atender tanto os moradores do edifício, como a região. 

Para tanto, Ronildo busca você como advogado, para auxiliar na possibilidade de realizar o seu negócio. 

 



Carlos, ator autônomo, adquiriu destaque em sua profissão ao ser eleito Mister Brasil em 2018, atuando também como modelo e posando para fotos de divulgação de seu trabalho em agências de turismo, academias de ginástica, dentre outros estabelecimentos comerciais.

Em 2020 se surpreendeu ao ver sua imagem sendo utilizada, sem sua autorização, em flyers digitais e publicidade na internet sendo veiculados pelo Club Sex Bar, na divulgação de um evento que se destinava a promover “encontros liberais”. Não bastasse o uso de sua imagem, a publicidade realizada deixava explícito a presença de Carlos no chamado evento “club de swing”. 

Carlos, profundamente indignado com o uso indevido de sua imagem, que evidentemente poderá trazer prejuízos para a sua profissão, busca você como advogado para tomar as medidas cabíveis. 

 



Morgana, solteira, sem herdeiros necessários, maior e plenamente capaz, decidiu elaborar um testamento em 2015. Neste instrumento, destinou uma casa X para Karoline, um automóvel Z para Luiz, Thiago e Milena e 10% de seus bens para Patricia. Em agosto de 2022, Morgana faleceu. A partir dessas informações é correto afirmar:

 



Manuela, solteira, sem descendentes e com 17 anos de idade, mas com vultoso patrimônio herdado do avô, está preocupada com o destino de seus bens após sua morte. Tendo em vista que não tem descendentes e o relacionamento com o pai, único ascendente vivo, não é dos melhores, Manuela está pensando em procurar um advogado a fim de fazer um testamento. Neste caso, é correto afirmar que:

 



João casou com Maria em 2009 e desta união nasceu uma filha, Olivia. Antes de casar, João já possuía um apartamento e, durante o matrimônio, adquiriu um carro e uma casa de praia. Em fevereiro de 2022, João veio a óbito. Neste caso, é correto afirmar:

 



Ângelo, viúvo e pai de quatro filhos, Miguel, Igor, Larissa e Fernanda, faleceu em janeiro de 2022. Aberta a sucessão de Ângelo, Fernanda deseja ceder seus direitos hereditários. Neste caso é correto afirmar:

 



Renata, divorciada, mãe de Leonardo, Marcelo e Davi, faleceu em março de 2022. Em vida elaborou um testamento deixando 15% de seus bens para seu filho Marcelo, um apartamento para Davi, um automóvel para a sua amiga Ana e 10% para o primeiro filho de seu irmão Miguel, que não se encontra nem nascido e nem concebido no momento da elaboração do testamento, tendo respeitado a legítima de seus herdeiros necessários. Para tanto, elaborou um testamento público, chamando seus amigos Telma e Arnaldo, este último marido de Ana, para serem testemunhas do testamento. Diante deste caso, responda a alternativa correta:

 



Arnaldo teve um relacionamento amoroso com Valéria, do qual nasceu Bianca, mas, antes mesmo de seu nascimento, os pais romperam o relacionamento, motivo pelo qual Arnaldo não quis reconhecer a paternidade de sua filha e Valéria tampouco buscou o reconhecimento forçado por meio de ação judicial. Neste caso: