Direito do Consumidor

Método de Resolução Questões da OAB

88 Questões de Direito do Consumidor

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Bernardo adquiriu, mediante uso de cartão de crédito, equipamento de som conhecido como home theater. A compra, por meio do aplicativo do Magazin Novas Colinas S/A, conhecido como “loja virtual do Colinas”, foi realizada na sexta-feira e o produto entregue na terça-feira da semana seguinte.

Na quarta-feira, dia seguinte ao do recebimento, Bernardo entrou em contato com o serviço de atendimento ao cliente para exercer seu direito de arrependimento. A atendente lhe comunicou que deveria ser apresentada uma justificativa para o arrependimento dentre aquelas elaboradas pelo fornecedor. Essa foi a condição imposta ao consumidor para a devolução do valor referente à 1ª parcela do preço, já lançado na fatura do seu cartão de crédito.

Com base nesta narrativa, em conformidade com a legislação consumerista, assinale a afirmativa correta.



Em outubro de 2019, Alice celebrou contrato de compra e venda com Home Empreendimentos e Incorporações, que previa o reajuste anual das parcelas pelo IGP-M/FGV para refletir a inflação do período. Antes do aniversário do contrato, as parcelas mensais perfaziam o montante de R$ 590,00. Após a incidência da correção pelo IGP-M, o valor da parcela aumentou drasticamente para R$ 850,00 mensais, fruto do aumento extraordinário em 2020 acumulou 23,14%, no ano de 2021 foi de 17,78%, percentuais muito acima da inflação oficial, por fatores de mercado, afetados pela pandemia. Alice ingressou com ação revisional de contrato requerendo a substituição do índice de correção do contrato do IGP-M pelo IPCA, que é o índice de inflação oficial. A respeito da dos contratos de consumo, assinale a informação correta:



Júlia adquiriu um casaco de couro preto no site pantanal.com para presentear Augusto no dia dos namorados. A compra foi realizada no dia 04/05/2022 e a previsão de entrega do produto era de 15 dias úteis. Passado o dia dos namorados, o produto não chegou ao endereço de Júlia. Esta contatou o call center do site e solicitou o cancelamento da compra e devolução do valor pago. A atendente negou a solicitação ao explicar que o direito de arrependimento só pode ser exercido quando do recebimento do produto. E mesmo assim não seria impossível a devolução do valor pago, mas a oferta de voucher para consumação de outros produtos no site, como consta nas informações contidas no site. Indignada com a situação, Júlia lhe procura para saber dos seus direitos.



A empresa Brasil Alimentos comercializa diversos produtos em seu portfólio, inclusive a Água mineral tabajara. A fim de incrementar suas vendas, após sugestão do departamento de marketing, foi lançada a água mineral diet tabajara, com a informação de que a água contém mais minerais e menos calorias. O Ministério público estadual ingressou com ação civil pública requerendo a suspensão da publicidade, a imposição de contrapropaganda e de indenização por dano moral coletivo. A respeito da publicidade e ação coletiva de consumo:



João é proprietário de um veículo X da marca de uma marca de luxo, recém adquirida há 2 meses. Ao sair do trabalho no dia 10/01/2022, ele deu carona à colega Ana Paula. Durante o trajeto em uma movimentada rodovia, João precisou frear bruscamente pela presença de um animal na pista. Todavia, o sistema de frenagem do veículo falhou, e ambos sofreram diversas fraturas, que lhes deixaram com cicatrizes pelo corpo. Ambos foram submetidos à cirurgias. Eles ingressaram com ações de forma independente, no mesmo dia, 10/08/2022, pleiteando indenizações por danos morais, materiais e estéticos. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta:



Betina perdeu o seu cartão do Banco do Oeste em um passeio turístico em Maceió. Ela percebeu o sumiço após receber diversas mensagens pelo aplicativo do banco indicando a realização de sucessivos saques, que totalizaram R$ 6.000,00. Após o fato, ela bloqueou o cartão pelo aplicativo do banco, registrou o boletim de ocorrência e fez o pedido de restituição administrativa. O banco negou o ressarcimento ao alegar que as operações foram realizadas mediante senha. Ela ingressou com ação judicial requerendo indenização por danos morais e materiais. Em depoimento pessoal na audiência de instrução, indagada sobre o uso da senha, Betina alegou que possui uma memória ruim, razão pela qual anotara a senha no verso do cartão. A respeito do caso, assinale a alternativa correta:



O Código de Defesa do Consumidor foi alterado para incluir a tutela jurídica do devedor superendividado. Dessa forma, o superendividamento consiste na impossibilidade manifesta do consumidor pagar a totalidade de suas dívidas de consumo sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação. De acordo com o decreto presidencial nº 11.150/2022:



Pratice Ltda. configura-se como um clube de pontos que se realiza mediante a aquisição de título. Os pontos são convertidos em bônus para uso nas redes de restaurantes, hotéis e diversos outros segmentos de consumo regularmente conveniados. Nas redes sociais, a empresa destaca que os convênios são precedidos de rigoroso controle e aferição do padrão de atendimento e de qualidade dos serviços prestados.

Tomás havia aderido à Pratice Ltda. e, nas férias, viajou com sua família para uma pousada da rede conveniada. Ao chegar ao local, ele verificou que as acomodações cheiravam a mofo e a limpeza era precária. Sem poder sair do local em razão do horário avançado, viuse obrigado a pernoitar naquele ambiente insalubre e sair somente no dia seguinte.

Aborrecido com a desagradável situação vivenciada e com o prejuízo financeiro por ter que arcar com outro serviço de hotelaria na cidade, Tomás procurou você, como advogado(a), para ingressar com a medida judicial cabível. Diante disso, assinale a única opção correta.



José havia comprado um notebook para sua filha, mas ficou desempregado, não tendo como arcar com o pagamento das parcelas do financiamento. Foi então que vendeu para a amiga Margarida o notebook ainda na caixa lacrada, acompanhado de nota fiscal e contrato de venda, que indicavam a compra realizada cinco dias antes.

Cerca de dez meses depois, o produto apresentou problemas de funcionamento. Ao receber o bem da assistência técnica que havia sido procurada imediatamente, Margarida foi informada do conserto referente à “placa-mãe”.

Na semana seguinte, houve recorrência de mau funcionamento da máquina. Indignada, Margarida ajuizou ação em face da fabricante, buscando a devolução do produto e a restituição do valor desembolsado para a compra, além de reparação por danos extrapatrimoniais.

A então ré, por sua vez, alegou, em juízo, a ilegitimidade passiva, a prescrição e, subsidiariamente, a decadência.

A respeito disso, assinale a afirmativa correta.  



Eleonora passeava de motocicleta por uma rodovia federal quando foi surpreendida por um buraco na estrada, em um trecho sob exploração por concessionária. Não tendo tempo de desviar, ainda que atenta ao limite de velocidade, passou pelo buraco do asfalto, desequilibrou-se e caiu, vindo a sofrer várias escoriações e danos materiais na moto. Os danos físicos exigiram longo período de internação, diversas cirurgias e revelaram reflexos de ordem estética. Você, como advogado(a), foi procurado(a) por Eleonora para ingressar com a medida judicial cabível diante do evento. À luz do Código de Defesa do Consumidor, você afirmou, corretamente, que