Estudar para OAB - Questões Inéditas

Provas da OAB

536 Questões

Página 4 de 54

A sociedade Campo Belo Soluções Agrícolas Ltda., com vistas a aumentar a área de sua atuação, pretende fornecer serviço de colheita de grãos para grandes produtores nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Diante do pouco tempo para que ponha em prática esta ideia, lhe consultou e expôs a intenção de firmar contrato tendo como objeto a posse direta de tratores, colheitadeiras e caminhões de transporte, com prazo estipulado contratualmente para utilização.

Por tal relação contratual, se propõe a realizar o pagamento de prestações mensais, enquanto o pacto estiver sob vigência, ao passo que no término do prazo contratual, quando já estiver capitalizada o suficiente (em virtude do pagamento por parte dos produtores agrícolas), pretende ter a possibilidade adquirir os veículos, ao invés de ser obrigada a devolvê-los ao proprietário, ou renovar o contrato, em condições vantajosas.

Diante do do que foi descrito, estamos diante de um contrato de:



São objeto de proteção por parte da Lei nº 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial) os seguintes institutos, com exceção da(s):



Dentre as peculiaridades da recuperação extrajudicial, podemos citar a expressa previsão legal de exclusão de algumas espécies de créditos quanto ao plano. São eles:



É sabido que os Estados possuem responsabilidade internacional. Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:



O nordeste é agraciado com diversas belezas naturais, mas tem assistido ao incremento da violência de ataques a terreiros/casas religiosas de matrizes africanas. A Bahia tem sido alvo da violência física e psicológica contra os religiosos, suas casas têm sido invadidas, incendiadas, os artefatos sagrados quebrados e, em alguns casos, os membros são expulsos de suas casas e impedidos de retornar. Quando muito, as vítimas conseguem registrar as violências como violação de domicílio, constrangimento ilegal, dano e furto.

O que fazer junto ao sistema interno e internacional de direitos humanos:



O núcleo educacional EOAB, escola particular da mais alta estirpe, recebeu a informação, de uma comissão de pais, de que o estabelecimento de ensino não promovia o estudo da história da África e da história da população negra no Brasil.

Sabedora de que os fatos descritos eram verdadeiros, a Diretora respondeu corretamente, à luz do Estatuto da igualdade Racial, que



Quando falamos em sistema de proteção dos Direitos Humanos, temos o global e os regionais.. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas.

Assinale a opção que indica esse órgão.



Em uma perspectiva dos direitos humanos, acerca dos direitos e deveres dos presos contidos nas Regras de Mandela, é correto afirmar que



Luana dá à luz a um recém-nascido e, após o parto, acompanhada de seu companheiro, informam à assistente social do Hospital o desejo de entregar a criança para adoção. Na oportunidade Janaína, enfermeira que ajudou no parto, se oferece para adotar a criança. Com anuência de seus genitores e a família extensa, Janaína leva a criança para sua casa. Após dois dias, o caso chegou até o Ministério Público, que propõe ação com pedido cautelar de busca e apreensão da criança. A magistrada indefere o pedido por entender que é cabível a adoção consensual na hipótese. Considerando o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, a decisão está:



Certo dia, Carolina de apenas 7 anos, chegou na escola com alguns ferimentos no corpo. 

Margarida, a professora (que também era diretora), observando os ferimentos evidentes questionou o que poderia ter ocorrido. Carolina revela que estava com corrimento vaginal e que sofreu abuso sexual praticado pelo seu padrasto. Imediatamente Margarida entrou em contato com a mãe e seu companheiro que negaram todo relato de Carolina. Após a negativa dos responsáveis, Margarida se abstém de noticiar a violação ao órgão competente.

Considerando apenas o disposto na Lei 8.069/1990: