Estatuto e Ética

Método de Resolução Questões da OAB

401 Questões de Estatuto e Ética

Página 6 de 41


Gerusa, experiente advogada e Conselheira da Seccional X, aceitou o convite para compor o Tribunal de Ética e Disciplina respectivo. No intuito de bem desempenhar suas funções no julgamento de seus pares, Gerusa realiza uma profunda revisão sobre a matéria disciplinar contida no Estatuto da Advocacia e da OAB, tendo verificado corretamente, que:



A Câmara Municipal de Piranhas/AL discute o texto de um projeto de lei que visa a estender o horário do comércio local, tendo em vista o aumento da circulação de turistas. Um grupo de parlamentares se fez acompanhar de renomado advogado constitucionalista, exímio conhecedor da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o processo legislativo. Ocorre que, por divergências políticas, o Presidente da Casa proibiu a presença do advogado sob o argumento de que geraria tumulto ao bom andamento dos trabalhos e, baseado na prerrogativa de exercer o poder de polícia, determinou a retirada do advogado da reunião. Com base no estatuto da advocacia e da OAB, assinale a resposta correta.



A polícia federal celebrou acordo de colaboração premiada com investigado cujo conteúdo indicou o advogado Frederico como integrante de organização criminosa especializada em lavagem de capitais. Com o objetivo de obter provas, a Autoridade Policial, representou pela quebra da inviolabilidade do local de trabalho de Frederico, o que foi deferido pelo Juízo competente, fundamentando exclusivamente nas declarações do colaborador. Durante o cumprimento da diligência, foram encontrados elementos com potencial incriminador contra Maurício e Eduardo, clientes de Frederico que estavam sendo investigados como possíveis coautores dos crimes. Sobre o tema, o estatuto da Advocacia e da OAB, alterado pela lei 14.365/22 dispõe:



João, empresário, é réu em ação civil pública por improbidade administrativa, acusado de se associar com agentes públicos para fraudar o caráter competitivo de licitações e de ter causado grande prejuízo ao erário. O juízo competente, após requerimento do Ministério Público, tornou indisponível os bens de João, sob o argumento de que havia risco de dilapidação patrimonial e consequente risco de não haver o ressarcimento do erário ao final da ação. João procurou o advogado Lucas para defendê-lo, porém informou que devido ao bloqueio universal de seus bens, estava impossibilitado de arcar naquele momento com os honorários advocatícios, propondo que pagaria assim que inexistisse tal constrição. Sobre o tema, dispõe o estatuto da advocacia e da OAB:

 



Luiza, advogada recém formada, devido ao seu alto desempenho durante a sua graduação em direito, recebeu três propostas para o desempenho da advocacia. A sociedade de advogados X propôs a sua contratação com reconhecimento do vínculo empregatício. Já a sociedade unipessoal Y propôs contrato de associação. Por fim, a sociedade de advogados Z a convidou a integrar o quadro societário na qualidade de sócia. Considerando as regras sobre o tema dispostas no Estatuto da Advocacia e da OAB, atualizado pela Lei 14.365/22, bem como no Código de Ética e Disciplina e no Regulamento Geral da OAB, assinale a resposta correta:



Carla, advogada, está sendo formalmente investigada por supostamente ter extrapolado a atuação profissional e passado a praticar fatos típicos em apoio ao crime organizado. Diante da iminência de um grave processo criminal, Carla, visando ao perdão judicial, decide firmar acordo de colaboração premiada por meio do qual revelaria a estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa bem como a identificação dos demais coautores e partícipes, dentre os quais, ex-clientes seus. Sobre o tema, o estatuto da Advocacia e da OAB, alterado pela lei 14.365/22 dispõe:

 



Helena, funcionária pública, responde a processo administrativo disciplinar que poderá culminar na aplicação da penalidade de suspensão. No dia marcado para sua oitiva, Helena se fez acompanhar de advogado de sua confiança pois temia sofrer pressões indevidas. A comissão processante, porém, criou obstáculos à presença e à atuação do advogado, justificando que a Súmula Vinculante/STF nº 05 diz que a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Nesse contexto, com base no estatuto da advocacia e da OAB e suas inovações trazidas pela lei 14.365/22, assinale a resposta correta:

 



Gilberto, advogado foi contatado por uma pessoa que lhe solicitou que desse uma “olhadinha” no seu caso, bem como disponibilizasse um horário em sua agenda para que ele pudesse “dar uma passadinha” no escritório de Gilberto e tirar algumas dúvidas. Gilberto prontamente atendeu às solicitações, esclarecendo, porém, que os pedidos seriam cobrados com base na Tabela da OAB, enquadrando o serviço como “consultoria jurídica”. Com base no estatuto da advocacia e da OAB e suas inovações trazidas pela lei 14.365/22, assinale a resposta correta:

 



Paulo e Roberta, acadêmicos do curso de direito, estão prestes a concluir o curso e pretendem exercer a advocacia em sociedade. Ansiosos com o início da nova fase em suas vidas e comprometidos com uma atuação ética, decidem estudar o tema concernente às relações com os clientes, colegas, agentes políticos, autoridades, servidores públicos e terceiros. Nesse contexto, conforme o código de ética da OAB:



Pedro, advogado, impetrou habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal apontando constrangimento ilegal que ameaça a liberdade de locomoção de seu cliente Ronaldo. O Ministro Relator, em decisão monocrática, não conheceu o remédio heroico sob o argumento de inadequação da via eleita e, portanto, determinou a extinção do processo sem o julgamento do mérito. 

De acordo com o estatuto da advocacia e da OAB, alterado pela Lei 14.365/22, Pedro